Mudanças que dependem de nós
Com a leitura do texto do Especialista em projetos José Manuel Moran, pude confirmar alguns pensamentos que tenho sobre a questão educação e tecnologia. Ele fala muito da nossa responsabilidade para que as mudanças aconteçam, depende que os profissionais que atuam na escola incorporem realmente a inovação tecnológica para que ela aconteça.
A escola deve acompanhar as mudanças, especialmente no campo tecnológico, pois os alunos já dominam as novas tecnologias e isso exige que a escola, o professor também conheça e saiba aproveitar da melhor forma estas ferramentas para acrescentar nas aulas e nos seus estudos.
Mas infelizmente o que acontece ainda em nossas escolas não é esta inovação, há poucos computadores (quando os têm) e muito defasados, profissionais sem formação para trabalhar com esta tecnologia e também muita pouca vontade e tempo para que esta aprendizagem torne-se efetiva.
Além do precário equipamento, percebe-se uma forte resistência a mudança, muitos ainda têm receio do novo, acreditam que o diferente pode dar muito trabalho e assim as mudanças não acontecem.
“Não basta tentar remendos com as atuais tecnologias. Temos quer fazer muitas coisas diferentemente. É hora de mudar de verdade e vale a pena fazê-lo logo, chamando os que estão dispostos, incentivando-os de todas as formas – entre elas a financeira – dando tempo para que as experiências se consolidem e avaliando com equilíbrio o que está dando certo. Precisamos trocar experiências, propostas, resultados.”(José Manuel Moran) Tentemos fazer, cada qual, a sua parte, mesmo parecendo pouco ou que não dará resultados, mas juntos, cada inovador em seu ambiente de trabalho, em suas ações e discursos, será possível alcançar a mudança que fará a diferença.
Bibliografia:
Educação e Tecnologias: Mudar para valer!
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Muito interessante as pontuações que vc faz em relação a articulação tecnologia e educação. Uma das grandes dificuldades ainda é o acesso aos equipamentos. Muitas vezes poucos ou inexistentes. Outra dificuldade está na formação dos educadores, que sem acesso têm dificuldades no seu uso na sala de aula.
ResponderExcluirAbraços
NTE Blumenau
Marisa e Cibele
Olá.. Sua abordagem vai muito além o que deve acontecer e uma quebra de paradigmas ente os professores e a tecnologia. O aperfeiçoamento pedagógico entre os docentes e discentes devem ser constante. Saber usar a tecnologia não quer dizer que você tenha o domínio da tecnologia, pois muitas vezes somos enganados achando que sabemos e quando percebemos somos apenas usuários. É importante uma mudança radical (ler mais, pensar mais, fazer mais e usar mais).
ResponderExcluirProf. Abraão Ferreira
IMED - Inst. Metodista de Educação
Diretor Comercial e de desenvolvimento DATALINS NET WORK